quarta-feira, 18 de novembro de 2009

U-MEN: SOLID ACTION (Crazed Swamp-Punk circa 1981-1987)

Talvez não seja justo culpa-los por isso, mas muito do que ficou conhecido como "grunge", foram apenas ressonâncias do som que o grupo punk U-Men produziu no comecinho dos anos 80. Tudo começou por volta de 1981, na friorenta cidade de Seattle, onde o guitarrista Tom Price e seu amigo, o baterista Charlie Ryan, resolveram formar uma banda de rock inspirada na barulheira garage-punk-a-billy de grupos como Cramps e Birthday Party. Para assumir as demais funções no grupo a dupla convidou o mais que agitado vocalista John Bigley e o baixista Robin Buchan - que não segurou a onda por muito tempo, sendo substituido pelo menino Jim Tillman.

Em 1984 gravaram pela Bombshelter Records um EP homônimo com quatro faixas. Não era muito fácil classificar aquele tipo de som que os cara faziam, então o melhor que os carimbadores de plantão puderam fazer foi rotulá-los como "swamp-o'-billy". Em 85, o grupo participou da compilação Deep Six, ao lado do Green River e do Soundgarden. Marco zero do tal "Seattle sound", seja lá o que isso signifique...

Quando a Homestad Records colocou no mercado o segundo EP da rapaziada, Step on a Bug, a banda já estava nas últimas, encerrando suas atividades em 1988, sem jamais ter obtido o devido reconhecimento ou mesmo participado do estouro do som que eles ajudaram a forjar.

No entanto, em 1997, o U-Men foi de certa forma redescoberto pela moçada da nova geração por intermédio da canção "Dig it a Hole", um dos grandes destaques da trilha sonora do documentário Hype!. Aproveitando o pequeno buchicho em torno da banda, Mike Stein da Chuckie-Boy Records lançou esta coletânea intitulada Solid Action.

As dezoito faixas do álbum revelam uma banda punk com uma sonoridade extremamente diversa do que se fazia na época. Explosiva, cínica, torta, agressiva, sarcástica e crua. Para a garota que está começando a se liga em música agora e pegou a coisa toda já diluída, o som da banda talvez soe estranho e barulhento demais. O que é até bem compreensível. Não é todo mundo que nasce com espírito aventureiro. Para os mais espertos, esta compilação é coisa fina! Fica a dica.

Link: U-men - Solid Action (Chuckie-Boy Records)