domingo, 29 de novembro de 2009

THE TRASHMEN: "BIRD" É A PALAVRA PARA OS ASES DA SURF MUSIC

Por René Ferri

Numa hipotética lista das dez melhores bandas de rock americanas de todos os tempos, a inclusão dos Trashmen poderia ser revelada. Tanto que os Ramones, presença mais que obrigatória nessa lista, é uma banda que construiu toda sua carreira repetindo as ideias, as fórmulas e a atitude dos Trashemen, chegando ao requinte de adotar parte do seu repertório. The Trashmen fez entre 63 e 67, o que grupos como Ramones e Cramps só começaram a fazer em meados dos anos 70. Surf music foi uma tendência no início dos anos 60 que fez proliferar um incontável número de grupos musicais por todo os EUA. Os Trashmen vieram nessa onda - de Minneapolis, Minnesota - embalados pelos sons californianos de Dick Dale, com a diferença da inclusão de maciças doses de rock 'n' roll, números vocais, covers de Chuck Berry, Buddy Holy e outros ídolos. Acidentalmente juntaram dois hits dos Rivingtones, "Papa-Oom-Mow-Mow" e The Bird's The Word" e criaram a clássica e hilariante "Surfin' Bird".

O grande sucesso dessa canção, editada em dezembro de 63, foi decisivo para que a banda recebesse incentivo e verbas para outros singles, mais o álbum Sufin' Bird, que saiu em meados de 64. Esse disco clássico tem a essência da música dos Trashemen: uma esfuziante alegria, com uma dinâmica de rock 'n' roll que coloca tanta energia na música, que transforma sua audição numa excitante experiência. É um daqueles discos que jamais envelheceram. O fenomenal sucesso de "Surfin' Bird" estimulou a banda a sair dos arredores de Minneapolis para uma longa excursão que, iniciada em 65, só foi terminar em dois anos depois, quando eles decidiram parar. A música tinha mudado, o mundo era outro, o Verão Do Amor despontava em San Francisco. Nesse tempo on the road, editaram singles em selos diversos. Tudo feito com a espontaneidade e nonchalance de uma banda de garagem. Essa é a melhor definição dos Trashmen: uma excepcional banda de garagem, que soube usar suas dificuldades e limitações como força motriz da música que fazia.

Diz-se que estiveram até na Venezuela e Argentina, mas isso talvez tenha sido apenas uma criativa desculpa quando se defrontavam com alguém que lhes perguntava: "Por onde vocês andaram?". Ou quem sabe, uma ingênua forma de auto-promoção.O que desviou os Trashmen da rota do sucesso foi provavelmente um contrato leonino com um selo pequeno que não pode divulgá-los melhor e, ao mesmo tempo, afastou as majors, as grandes empresas. Com divulgação correta, boa exposição na mídia e um pouco de sorte, The Trashmen - banda punk par excellence, de garagem mesmo - teria sido um dos maiores hits dos anos 60.

Dicografia selecionada

The Trashmen - Surfin' Bird Album

The Trashmen - Live Bird 65-67

The Trashmen - Tube City!

The Trasmen - Bird Call! Box Set (Disc 1)

The Trasmen - Bird Call! Box Set (Disc 2)

The Trasmen - Bird Call! Box Set (Disc 3)

The Trasmen - Bird Call! Box Set (Disc 4)