quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HITLER 3° MUNDO: UM FILME DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA (1968)

Por Luís Gustavo
Escrito, dirigido e produzido por José Agrippino de Paula no auge da repressão militar, Hitler 3° Mundo é uma das mais radicais experiências do cinema marginal. A alucinante profusão de imagens e colagens absurdas do filme de Agrippino de Paula compõem uma visão peculiaríssima de seu tempo, em sequências de fortíssimo impacto. Rodado na clandestinidade e nunca exibido no circuito comercial, Hitler 3° Mundo é um dos mais contundentes registros do cinema nacional.

Sinopse: Paranóia, culpa, miséria e tecnologia num país subdesenvolvido. Narrativa fragmentária, enquadramentos distorcidos, gritos e ruídos. O nazismo toma conta da cidade de São Paulo: prisão e tortura de revolucionários, um samurai perdido no caos, amantes trancafiados, o ditador e sua corja de bárbaros conservadores.


Produção: José Agrippino de Paula
Direção e roteiro: José Agrippino de Paula
Fotografia: Jorge Bodansky
Montagem: Rudá de Andrade e Walter Luís Rogério
Elenco: Jô Soares, José Ramalho, Eugênio Kusnet, Luiz Fernando Rezende, Túlio de Lemos, Sílvia Werneck, Maria Esther Stckler, Ruth Escobar, Jairo Savini, Danielle Palumbo, Jonas Mello, Carlos Silveira, Fernando Benini e Manoel Domingos