quarta-feira, 28 de outubro de 2009

HASIL ADKINS: OUT TO HUNCH (Norton)

Foi de um rincão perdido nos EUA que surgiu um dos artistas mais originais da história da música popular americana. Um dos maiores outsiders da história do rock e talvez o pioneiro no formado one man band. Hasil Adkins compunha desde a década de 50 mas gravou poucos discos.


Hasil tinha esse raro dom de contar histórias esquisitas,
traduzindo sua realidade em música. O aspecto rústico e primitivo de suas criações, possibilitaram a antecipação de algumas das vertentes mais ruidosas e radicais do rock norte americano dos anos 60.

A obscuridade total durou até os Cramps gravarem uma versão para "She Said". Essa música catapultou Adkins à condição de cult e fez com que um single feito em 1964 fosse confundido como uma produção do início dos anos 80. Nesta época, dois espertos resolveram fundar um selo (a Norton Records) e lançaram o primeiro álbum da carreira do velho Hasil Adkins.

Partindo desta (re)descoberta, Billy Miller e Mirian Linna (primeira baterista dos Cramps e co-fundadora da Norton) selecionaram diversas músicas compostas por Adkins entre 1961 e 1976 para relança-las em álbuns completos.
Levando-se em consideração que sua carreira até então tinha sido marcada por singles mal gravados, comercialmente estes discos foram um fracasso.
Mas a pedra-fundamental havia sido lançada.
Assim como naquela história que atribuem ao Velvet Underground, poucos compraram os discos de Hasil, mas todos que o fizeram montaram uma banda.

Link: Hasil Adkins - Out To Hunch (Norton Records)