sábado, 25 de julho de 2009

BUTTHOLE SURFERS: HAIRWAY TO STEVEN (Touch and Go)

Hairway To Steven é o sexto disco dos Butthole Surfers, um clássico do rock moderno, repleto de epifanias sônicas e referências esculachadas à cultura pop. O título do álbum, por exemplo, é um trocadilho infame com a famigerada "Stairway To Heaven" do Led Zeppelin. Este pequeno detalhe, porém, não passa de uma bobagenzinha de nada se comparada aos absurdos que estão por vir, tão logo a agulha comece a correr pelos sulcos.

Formado pelo vocalista Gibby Haynes e pelo guitarrista Paul Leary, em San Antonio, Texas, em meados de 1981, os "surfistas do olho do cu" já passaram por inúmeras formações, mas sempre mantiveram como núcleo: Haynes, Leary e o baterista King Coffey, que os acompanha desde 1983.

"Butthole Surfers era o nome de uma música nossa. Sempre tivemos nomes estúpidos, primeiro Dick Clark Five, depois Vodka Family Winstons e Ashtray Baby Heads. Um dia fomos tocar num clube e o apresentador não sabia o nosso nome. Nessa época era Right To Eat Fred Astaire’s Asshole (O direito de comer o cu de Fred Astaire). Ele olhou para a lista de músicas e leu o nome da primeira música que viu... 'Butthole Surfers'. Nesse show ganhamos 150 dólares, então achamos que seria legal manter o nome", disse Leary numa entrevista nos anos 90.



Hairway To Steven é um exemplo bem-acabado da porra-louquice dos Surfers. Está tudo lá: os vocais distorcidos, as colagens malucas, as letras esquisitas de Haynes... A cada faixa uma diferente manifestação do notável desequilíbrio mental desse bando que conseguiu como ninguém, fazer dos mais ultrajantes signos do mau gosto, pura arte.

Link: Butthole Surfers - Hairway To Steven (1988)