sábado, 14 de março de 2009

RIOT ON SUNSET STRIP ORIGINAL SOUNDTRACK (1967)

Assim como as bandas de garagem, os filmes psicodélicos dos sixties representam um importante extrato da cultura pop daquele período, ainda que extremamente subestimados. Em alguns casos os realizadores foram capazes de lançar mão de sua criatividade e ousadia, produzindo com baixíssimo custo, obras que refletiam bem o espírito da época. Um dos filmes mais bacaninhas desse segmento é o Riot On Sunset Strip, aqui conhecido como Os Transviados de Sunset Strip.

Um bom tempo atrás a extinta Rede Manchete chegou a exibir vários desses filmes psicodélicos. Hoje eu procuro e não acho nada em lugar algum! Este Riot On Sunset Strip, filme do cineasta Arthur Dreifuss, retrata o confronto entre hippies e policiais na cidade Los Angeles, enquanto bandas como The Standells e Chocolate Watch Band botam pra quebrar em performances memoráveis.

O mais interessante no filme é justamente a presença desses grupos em algumas seqüências tocando em bares. A trilha, composta por músicas dos grupos citados (entre outros...), é Classe A e de certa forma deu as bandas uma efêmera notoriedade. Depois, veio a época da faculdade e muitas acabaram - algumas até voltaram anos depois já acolhidas como cult bands. Mas isso é uma outra história...