quinta-feira, 6 de novembro de 2008

THE ROLLING STONES: SINGLES COLLECTION (THE LONDON YEARS)

O fino da "maior banda de rock do mundo" está aqui neste Singles Collection: The London Years. A banda em questão você conhece não é mesmo? Absolutamente desnecessário qualquer tipo de apresentação... Qualquer prego que tenha vivido neste planeta nos últimos 45 anos certamente já ouviu falar nos Rolling Stones – a banda que inventou essa mania neurótica de ser "marginal" no rock 'n' roll.

Foram eles que fizeram da imagem de delinqüentes juvenis quase que uma profissão, graças as manobras publicitárias do empresário maluquete Andrew Loog Oldham. O resultado é que depois dos Rolling Stones ninguém jamais conseguiu ser "família" e emplacar na música pop. Anyway, por mais que pareça legal e até mesmo engraçadinho esse esforço dos rapazes em parecerem bad boys sujos e arrogantes, a verdade é que eles tinham cacife suficiente para se impor no cenário pop mundial sem precisar valer-se de presepadas de qualquer espécie.
Das primeiras gravações ainda bem sujas e garageiras, das quais eles faziam algumas das mais sensacionais versões para números de rhythm 'n' blues e rock 'n' roll norte-americanos, até o notável desenvolvimento de seu estilo característico, quando passaram a privilegiar material próprio (dizem que foi preciso Oldham trancar Jagger e Richards num quarto, para que a dupla aparecesse com alguma música própria), ou seja, em absolutamente todas as ocasiões, o brilhantismo do grupo sempre foi algo bastante evidente e pode ser percebido até pela mais bronca das criaturas.

Essa simpática caixinha, lançada originalmente em Agosto de 1989 pela ABKO Records, oferece a todos a oportunidade de comprovar tudo isso que estou dizendo. Os três discos do Box fazem um apanhado completo e em ordem cronológica de todos os singles (lados A e B) editados pelo grupo durante os anos 60, via Decca Records (na Inglaterra) e London Records (nos EUA). Um retrato em polaroid da fase áurea dos Stones, quando a banda ainda estava em ponto de bala e contava com o talento e o carisma do guitarrista Brian Jones, assassinado na piscina de uma de suas propriedades em julho de 1969.

De "Come On" (o clássico primeiro compacto do grupo, de 1963) até as primeiras intervenções do guitarrista Mick Taylor (o substituto de Brian a partir de 69 até meados dos anos 70), aqui você tem basicamente tudo que precisa para virar fã dos Stones de uma vez por todas!

Links:

Singles Collection: The London Years (Disco 1)

Singles Collection: The London Years (Disco 2)

Singles Collection: The London Years (Disco 3)