domingo, 19 de outubro de 2008

THE GORIES E OBLIVIANS REALIZARÃO SHOWS EM CONJUNTO PELA EUROPA!

Depois do show de reunião dos Mummies na Espanha, no início deste mês de outubro, mais dois expoentes da tosqueira ianque relizarão seus respectivos come-backs numa turnê em conjunto. Saiu no site holandês Grunnen Rocks – um dos mais conceituados dentre os que se propõe a cobrir o incrível mundo encantado das podreiras de garagem e outras maravilhas –, uma nota anunciando para o ano que vem, uma turnê européia com dois nomes fundamentais do garage rock americano: The Gories e The Oblivians.
Os Gories começaram a tocar seus primeiros acordes em meados de 1986, na cidade norte-americana de Detroit, conhecido berço de podreiras históricas monumenais. A banda foi fundada por um sujeito chamado Mick Collins – uma espécie de “Bo Diddley Punk” – e seus amigos: o guitarrista Danny Khroa e a baterista Peggy O’Neil. Os três faziam um som primitivo e cheio de groove, altamente influenciado pelo jungle de Bo Diddley. “Tentávamos soar como a banda mais primitiva que qualquer um tivesse escutado”, afirma Collins. “Nunca toquei guitarra à sério antes dos Gories. Peggy nunca havia sido apresentada a uma bateria. Já Danny tinha tocado algum acorde numa música antes de entrar no Gories”. Os Gories encerraram suas atividades em 1993. Depois disso, Danny formou seu Demolition Doll Rods e Mick seguiu com seus inúmeros projetos: King Sound Quartet, Blacktop, Screws, Dirtbombs, etc etc.



Já o Oblivians veio bem depois, na época em que os Gories estavam acabando. O grupo foi formado em 1993, por três porra-loucas de Memphis, no Tennessee: Eric Oblivian, Greg Oblivian e Jack Oblivian. Muita demência, crueza e entrega em performances alucinadas. Os Oblivians, a exemplo dos Gories, também só tinha duas guitarras e uma bateria. A banda acabou por volta de 1997. Com o fim do Oblivans, seus integrantes se desdobraram em outras doideiras: Compulsive Gamblers, The Cool Jerks, South Filthy, Knaughty Knights, Limes, Natural Kicks entre outras. A turnê européia dos Gories com os Oblivians deverá rolar entre o final de junho e início de julho de 2009. Quem sabe se eu juntar uma graninha até lá...



Links: