sábado, 25 de outubro de 2008

THE CRAMPS: LIVE AT NAPA STATE MENTAL HOSPITAL 1978

Por Luís Gustavo
Quando esses mentecaptos se apresentaram no Napa State no dia 13 de junho de 1978, entraram imediatamente para os anais da história do rock ao protagonizarem um de seus mais bizarros capítulos. O Napa State Mental Hospital é uma instituição psiquiátrica situada nas proximidades de São Francisco, na Califórnia. Foi lá que alguém espertamente teve a ideia de registrar toda essa pândega monumental.
Este vídeo é simplesmente inacreditável! Imaginem um show conduzido por um demente como Lux Interior, interagindo com os loucos do hospício que sobem no palco a todo o momento e cantam e dançam com ele na maior naturalidade. Sem sacanagem, na primeira vez que vi isso, ainda no tempo do VHS, minha primeira reação foi algo do tipo 'que porra é essa?!'. Em determinado momento, logo após “Mystery Plane”, Lux fala para os pacientes: “Nós somos os Cramps, nós somos de Nova York, nós dirigimos 3.000 milhas para tocar para vocês”. De repente, alguém grita um “fuck you”. O vocalista dá um sorrizinho, e imenda: “Algumas pessoas me falaram que vocês são loucos, mas parecem normais para mim”. E em seguida a banda ataca com “The Way I Walk”, clássico de Jack Scott. Impagável...

Sim, brothers and sisters, o Cramps é uma banda absolutamente anormal. E isso é um elogio, podem acreditar! A mais perfeita banda de lunáticos de que se tem notícia - e também a mais divertida de todo esse planetinha cretino de meu Deus. Na época desse show, o grupo estava fazendo sua primeira excursão pela costa oeste norte-americana, tocando com os Mutants e abrindo alguns shows para as Runaways, banda de onde saiu a menina Joan Jett. Mas o ponto alto dessa pequena turnê foi esta histórica apresentação no hospício em Napa State. O mais incrível nesssa história toda é o fato de os responsáveis pelo lugar não tê-los segurado lá dentro.
Este espetáculo foi editado posteriormente pela Target Video, e o filme todo dura apenas 20 minutos. Apesar da precariedade técnica, este é sem dúvida um dos mais impressionantes filmes da história do rock.

Se liguem:


Ficha Técnica:

Video: MPEG
Audio: Layer 3 48000Hz stereo
Tempo: 20 mimutos
Tamanho do arquivo: 211 MB

Faixas:

01 - Mystery Plane
02 - The Way I Walk
03 - Whats Behind The Mask
04 - Human Fly
05 - Domino
06 - Love Me
07 - Twist And Shout
08 - TV Set