domingo, 28 de setembro de 2008

THE MUMMIES ARE BACK!!!

Por Luís Gustavo
Imagine que você saiu uma noite qualquer e foi a uma biboca onde geralmente rola aqueles showzinhos podres das bandas dos seus amigos da esquina e, logo na entrada do lugar, você ver chegando um carro de funerária de onde descem quatro criaturas vestidas de múmias, com instrumentos nas costas. Interessante? Genial? Inusitado? Ridículo? Não importa qual sua opinião, o fato é que essa banda realmente existiu, se chamava The Mummies, e pouquíssimas vezes alguém conseguiu arrancar dos instrumentos um rock tão vivo e verdadeiro, quanto eles.

Os quatro vão se reunir para uma única apresentação no dia 10 de outubro, no “Funtastic Dracula Carnival”, em Valência, na Espanha, junto a outros nomes de destaque do universo garageiro como King Khan and BBQ Show, Thee Vicars, Untamed Youth, e outros. Sim, os Mummies também aderiram à onda de come backs... Se liguem em alguns trechos do texto do Website dos caras.
“É isso mesmo, após 15 anos de incessantes aporrinhações, alguém finalmente convenceu os meninos a viajar no tempo até 2008 para um show. É preciso dizer que os rapazes estão horrorizados com o estado do futuro que nós vivemos. Onde estão os malditos carros voando como em Blade Runner?! Que diabos de futuro é esta merda afinal? A melhor coisa que vocês puderam fazer é o eBay? O que aconteceu com todos os equipamentos baratos? Oh merda... Onde diabos estão os bazares beneficentes da cidade?
Isto é pior do que Chuck andando até a estátua da liberdade, no final do Planeta dos Macacos. O que vocês imbecis fizeram com o futuro? Caramba!!
Esta é a razão pela qual tivemos de voltar. E depois de tocarmos neste show, nós retornaremos para a nossa pequena máquina do tempo, e voltaremos para a porra do seguro-e-são ano de 1989 e compraremos todos os Farfisas, Silvertone, Vox e Framus que encontrarmos e destruiremos todos eles!

Ah, sim, e isto não é nenhuma besteira. Nós realmente iremos tocar no dia 10 de outubro de 2008. Somente uma vez. Um único maldito show. Uno. Entendeu? Se algum dia você quis ver os Mummies ao vivo, esta é a sua chance. Ingressos à venda provavelmente a partir de junho. Confira no Myspace do promotor para obter mais informações sobre o show: Funtastic Dracula Carnival. Ah, sim, há um último percalço: o show será na Espanha, amigo. Então comece a poupar para a tarifa plana, e lembre-se, no máximo 3 oz no avião, para esvaziar a colostomia antes de embarcarem”.

É isso aí! Se vocês tiverem grana ou a oportunidade de estar em Valência no dia do show, não percam!
Os Mummies começaram a atormentar a vizinhança em 1988, na cidade de San Mateo, Califórnia, e tinham como principais referências grupos de garage rock sessentista, como The Sonics e contemporâneos como o Thee Migthy Caesar – banda de Billy B. Childish, um dos heróis da rapaziada, que chegou a declarar que os Mummies são a única banda de garagem que ele realmente ama. E aí, quer mais credenciais do que isso? A banda possui uma vasta e dispersa discografia, com inúmeros Lps, Eps, singles, splits e diversas participações em coletâneas que sairam por vários selos especializados: Estrus, Sympathy For The Record Industry etc. Sempre naquele esquema “trash” de produção. Com shows alucinantes e toda a mitologia que criaram em torno de sua imagem - o visual, a tosqueira extrema, o carro funerário que usavam etc., etc. - , fizeram fama a ponto de a gravadora independente Sub Pop se interessar pela banda e oferecer-lhes um contrato, vislumbrando a possibilidade de fazer dos Mummies um novo Kiss (!). Mas eles rejeitaram a proposta categoricamente. Foram até o fim tocando pelo circuito mais under do under, ao lado de diversas bandas legendárias do mesmo seguimento, como Supercharger e Thee Headcoats, encerrando suas atividades em 1994.
Para os curiosos, eis aqui dois exemplos perfeitos das inenarráveis peripécias dessas criaturas hediondas:
The Mummies - Death By Unga Bunga! (Estrus)
The Mummies - Never Been Caught (Telstar Records)