terça-feira, 2 de setembro de 2008

LOU REED: METAL MACHINE MUSIC (1975)

Lou Reed é mesmo um cara muito foda! E este Metal Machine Music é uma prova concretíssima da moral que este rapaz sempre teve. Do contrário, quem mais seria capaz de gravar um álbum como esse e conseguir fazer com que a gravadora o lançasse sem questionamentos quanto a sua viabilidade comercial? Sem sacanagem, se no verbete para a palavra punk houvesse uma foto ao lado, essa foto seria a de Lou Reed. Metal Machine Music foi lançado em 1975 e, é óbvio, dividiu opiniões e ainda causa polêmica e estranhamentos até nossos dias.

O disco é de um radicalismo assombroso. Um álbum duplo com apenas quatro faixas (uma em cada lado dos LP's), que despeja sobre os incautos uma avalanche medonha de distorções e feedbacks. Puro noise. O mais incrível é o fato de Lou ter cometido esse verdadeiro suicídio comercial e não ter sequer arranhado sua gloriosa carreira.

Desafio qualquer fã de Sonic Youth, Jesus and Mary Chains e congêneres a ouvir este Metal Machine Music ao menos uma vez de cabo a rabo! Quem conseguir, leva o troféu “Guga Old School”. Até.